sábado, 2 de janeiro de 2021

Para 2021 Ser Feliz

Para 2021 ser feliz, teremos que ter coragem de enxergar o óbvio: se demorarmos muito a mudar nossas atitudes, talvez, quando atentarmos para a necessidade de mudança, seja tarde demais. 
E o que estou chamando de coragem para enxergar o óbvio?  
Grande parte do mundo está estruturado num sistema que produz desigualdades de acesso a bens fundamentais como saúde, educação, lazer, saneamento básico, comida de qualidade, acesso à literatura etc. Apenas uma pequena parcela das pessoas tem acesso ao que podemos chamar de condições para terem uma vida feliz. Ora, sabemos que o conceito de felicidade é amplo, mas muitos, hoje, não têm condições sequer de se alimentar. Isto é um absurdo! Estamos no século XXI! 
Até quando uma parcela enorme da população será excluída?
Até quando apenas alguns se acharão no direito de viver uma vida feliz?
A pandemia está mostrando, até mesmo para quem não quer ver, que o acesso à saúde não pode estar condicionado a um recorte de classe (nem de raça nem de gênero). É preciso urgentemente defender o SUS, a saúde pública e que todas e todas tenham direito a receber a vacina.
A vida urge, é preciosa e única. Perdeu, já era. Acabou a história (pelo menos como consciência). 
O sol vai nascer no outro dia; o vento vai continuar ventando; a lua vai brilhar, mas não para quem se foi.
Portanto, desejo às amigas, aos amigos, ao público leitor deste blog que tenham coragem de se envolverem na construção de um 2021 feliz, para cada uma/um de vocês, assim como para a coletividade; sem nos esquecermos da Terra, ela que é nossa casa, como disse Carl Sagan, ainda, a única que temos. 




#Para2021SerFeliz
#VivaoSUS
#Vacinaparatodasetodos